quarta-feira, 20 de abril de 2011

Diálogos

...
Foi então que apareceu a raposa.
- Olá, bom dia! -  disse a raposa.
- Olá, bom dia! - respodeu educadamente o principezinho, que se virou para trás mas não viu ninguém.
- Estou aqui, debaixo da macieira - disse a voz.
- Quem és tu? - perguntou o principezinho - És bem bonita ...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - pediu-lhe o principezinho. - Estou tão triste ...
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou ...
- Ah! Então desculpa! - disse o principezinho.
Mas pôs-se a pensar, a pensar, e acabou por perguntar:
- "Cativar" quer dizer o quê?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa. - De que andas tu à procura?
- Ando à procura dos homens - disse o principezinho. -
"Cativar" quer dizer o quê?
...
...
... - Ando à procura de amigos. "Cativar" quer dizer o quê?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu - disse a raposa . - Quer dizer "criar laços" ...
- Criar laços?
- Sim, laços  - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas
de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se tu me 
cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti ...
...
...

Livro:    O Principezinho
Autor:     Antoine de Saint-Exupéry




                                                                                                           
                                         


2 comentários:

  1. Olá, Zé!
    Parabéns pela bela escolha de textos e poemas. Virei visitá-la mais vezes, mesmo que nem sempre deixe rasto. Força, continue assim que a mim já me cativou!
    Beijinho,
    Ana Catarina

    ResponderEliminar
  2. Que bom, uma raposa "velha" cativar uma princezinha, é sinal que o mundo não está tão empedernido de falsas compreensões!!!
    Bem Haja, Ana Catarina

    ResponderEliminar